Estimados irmãos e irmãs, tudo na paz!?!
Eu, Estêvão Maurício Atanásio, natural de Belo Horizonte, vim de uma família simples, mas ao mesmo tempo muito religiosa. Fiz meus estudos de Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, (PUC-MG), trabalhei pastoralmente em algumas paróquias, hospital, entidade de apoio a universitários carentes, e como assessor da Pastoral da Juventude do Meio Popular do Regional Leste II (PJMP).
Na manhã do dia 15 de novembro de 2008, em uma solene e belíssima celebração eucarística na Basílica de Nossa Senhora do Carmo em Borda da Mata, com a presença de Sua Excelência Dom Ricardo Pedro Chaves, de minha família, padres amigos e do povo de Deus vindo de longe e de perto, fui ordenado Diácono pela imposição das mãos de Sua Eminência o Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo. Foi um momento de muita oração e emoção, todos estávamos envoltos com a delicadeza da ternura de Deus que envolvia aquele momento tão abençoado.
Hoje estou nesta querida Paróquia de Nossa Senhora do Carmo para servir como diácono a Igreja de Jesus Cristo.
Vamos entender um pouco sobre o ministério do diaconato: é um ministério conferido pela atuação especial do Espírito Santo, imposição das mãos do bispo e oração da ordenação; é feita uma exortação para que o candidato tenha uma vida santa e casta, tudo em comunhão com os bispos e presbíteros. O candidato é ordenado não para o ministério sacerdotal, mas para o serviço: na liturgia (proclamando o evangelho, instruindo e exortando o povo de Deus, conservando e distribuindo a Comunhão, assistindo e abençoando o Matrimônio e administrando os sacramentais) e da caridade (assistindo as viúvas, os órfãos e as comunidades carentes), participa da administração diocesana ou paroquial. Porém, diante de tudo isso, a ênfase não está na posição que a pessoa ocupa, mas no serviço que presta a comunidade. “Que beleza!!!”
Pois bem, meus irmãos e irmãs, aproveito para agradecer a todos que contribuíram para a realização desta festa tão bonita, que Deus os abençoe, muito obrigado, conte comigo e até a próxima.
Com a benção!
Diác. Estêvão Maurício Atanásio