Em primeiro lugar damos graças à Deus por nos ter concedido a satisfação de podermos completar 20 anos de existência. Foram anos de muito trabalho, empenho, sacrifício, preocupações, mas, também alegrias.
Nesta ocasião, gostaríamos de traçar um breve e verdadeiro histórico de nossa emissora comunitária.
Em fevereiro de 2005, entra no ar, de forma legal, em outra frequência, ainda experimental, a emissora comunitária de Borda da Mata que mais tarde teve como frequência definitiva, a hoje conhecida 98,7 MHZ.
Primeiramente destacamos o “pioneirismo” do Sr. Francisley Pires Gonçalves “Francis”, que teve a ideia inicial, e, nos anos noventa, mesmo que de forma precária e irregular, deu início a “Rádio Ativa Minas”.
Anos depois, já na década de dois mil, após muitos erros, tentativas frustradas de legalização, foi feita uma primeira reunião no sentido de corretamente dar-se início a um processo formal de requisição de concessão para transmissão radiofônica em Borda da Mata.
Participaram desta reunião vários cidadãos bordamatenses, já pertencentes a Associação dos Moradores do Centro de Borda da Mata, associação que até os dias atuais, mantém a rádio comunitária de nossa cidade. Capitaneados pelo Sr. João Batista Paiva, este sim, o verdadeiro idealizador e responsável pelo projeto de concessão e legalização da emissora.
Após muito estudo e trabalho, quase que de forma heroica, o Sr. João Paiva, logicamente ajudado por amigos, obteve êxito em sua empreitada.
Este nobre Sr., mesmo tendo sido o verdadeiro idealizador do projeto de rádio comunitária para Borda da Mata, tendo conseguido legaliza-la, nunca se auto intitulou único “fundador” ou sócio fundador ou diretor fundador ou qualquer coisa parecida da mesma, como erroneamente algumas pessoas se auto intitulam por aí, ao contrário, sempre foi um lutador do dia a dia da rádio, mantendo-a dia após dia, passando e enfrentando obstáculos de toda espécie. A ele, João Batista Paiva, mesmo que tardiamente, dado ao seu falecimento, a nossa “GRATIDÃO E RECONHECIMENTO” por tudo que fez para que nossa rádio comunitária fosse criada.
Após sucessivas reuniões, ficou decidido que a “Rádio” recentemente criada teria como nome fantasia o de “RÁDIO ATIVA FM “, em homenagem ao “pioneirismo” da antiga rádio Ativa Minas.
Outro capítulo importante da nossa “ATIVA FM” é referente ao seu maior colaborador, o Dr. Gustavo Dantas de Melo, também membro fundador da emissora, e que a mesma muito ajudou, visto que participou por uns 10 anos da direção da emissora, de seus 20 anos de existência, tendo inclusive emprestado recursos próprios(dinheiro), para suprir os problemas econômicos passados pela rádio em tempos de turbulência econômica, pela qual todos passaram, graças a Deus já tendo sido devidamente ressarcido. Dr. Gustavinho, como é carinhosamente tratado por todos em Borda da Mata, nunca mediu esforços para bem direcionar os passos dados rumo ao futuro da emissora , e , apesar de idade já avançada como um verdadeiro “guerreiro” lutou e ainda luta pela mesma. Louvamos a Deus por podermos prestar esta homenagem a ele em vida. MUITO OBRIGADO DR. GUSTAVINHO POR SEU EMPENHO E DEDICAÇÃO!!!! DEUS O PROTEJA!!!!!!
Finalmente, apresentamos os novos diretores da associação mantenedora da rádio, quais sejam:
Alfredo Alves de Gusmão Junior- Diretor Presidente; Afonso Caetano de Faria- Diretor Financeiro; Valdecy Luiz dos Santos- Diretor Operacional.
Os mencionados diretores, homens dignos e honestos, se dispuseram a trabalhar pelo bem da Associação dos Moradores do Centro de Borda da Mata de forma gratuita e foram devidamente habilitados e votados seguindo o disposto no Estatuto da entidade em vigor na atualidade, em fevereiro deste ano e já se encontram em pleno exercício de suas funções.
VIDA LONGA À RÁDIO ATIVA F.M 98,7 MHZ, E QUE VENHAM MUITOS MAIS VINTE ANOS.
Assinado.
Seus funcionários.


