Iniciativas buscam agilizar atendimentos, ampliar acesso a exames e garantir mais dignidade à população
A gestão do prefeito José Maria Cantuária, o Zé Maria de Tocos do Moji, vem se destacando pela forma responsável, humana e inovadora com que trata a saúde pública no município. Desde o início de seu mandato, ele tem deixado claro que uma de suas prioridades é enfrentar de frente a demanda acumulada por exames laboratoriais e de imagem, problema que afeta não apenas Tocos do Moji, mas cidades de todo o país.
Para tornar esse compromisso uma realidade concreta, o prefeito adotou uma medida incomum e simbólica: doa integralmente o seu salário como chefe do Executivo para ajudar a custear ações complementares na área da saúde, especialmente para reduzir a fila de espera por exames.
Uma das estratégias adotadas pela administração municipal é a formação de parcerias público-privadas, que permitem à Prefeitura contratar serviços de forma mais eficaz e econômica. Um exemplo recente foi a realização de 41 exames de doppler diretamente na UBS de Tocos do Moji, sem a necessidade de deslocamento dos pacientes para outras cidades. Segundo Zé Maria, ao contratar os exames em maior volume e de uma só vez, o município consegue negociar preços mais baixos, ampliando a capacidade de atendimento com o mesmo orçamento — ou até menos.
“Quando conseguimos formar essas parcerias, o valor por exame cai significativamente. Isso nos permite atender mais pessoas com mais agilidade, e é aí que entra também meu salário, para reforçar esses investimentos. Nosso foco é cuidar das pessoas com respeito e responsabilidade”, afirmou o prefeito.
Atualmente, a fila de exames em Tocos do Moji gira em torno de 1.000 procedimentos, mas já apresenta sinais consistentes de queda, já que foi diminuída em cerca de 500 procedimentos. De acordo com Zé Maria, o município tem conseguido reduzir a fila em média 100 pessoas por mês, seguindo critérios técnicos de prioridade e tempo de espera, como é feito em todo o país.
Embora reconheça que o ritmo da redução ainda não é o ideal, o prefeito está confiante: “Estamos avançando. A meta é zerar esta fila que herdamos com, aproximadamente, 1.500 pessoas, algumas já com mais tempo de espera, o quanto antes possível ou deixá-la restrita apenas aos pedidos mais recentes. Se conseguirmos, já será uma grande vitória para a saúde da nossa cidade.”
A postura do prefeito também tem sido elogiada pela forma transparente com que comunica as ações e pelas decisões que colocam o cidadão no centro da gestão. O trabalho de um especialista na UBS local, durante o dia todo para fazer os exames e ainda também viabilizada com recursos do próprio salário do prefeito, é mais uma prova de que a prioridade da administração é oferecer um atendimento humanizado, resolutivo e acessível.
A população já sente os impactos positivos. O acesso mais rápido a exames evita deslocamentos longos, diminui a ansiedade dos pacientes e acelera o diagnóstico e tratamento — fatores que salvam vidas.
A atuação do prefeito Zé Maria de Tocos do Moji mostra que, mesmo com recursos limitados, é possível fazer uma gestão eficiente, criativa e, acima de tudo, comprometida com o bem-estar coletivo. Investir na saúde com seriedade e sensibilidade tem sido o lema dessa administração, que aposta em soluções reais e sustentáveis para transformar a vida dos cidadãos.
Em tempos de tantos desafios na saúde pública, o exemplo de Tocos do Moji pode servir de inspiração para outros municípios do Brasil.
Para ajudar esse trabalho, a Prefeitura firmou convênio com o Hospital “Gimirim” de Poço Fundo e já foram agendadas 12 cirurgias, algumas de alta complexidade e também já tem quatro cirurgias agendadas com o Hospital de Santa Rita do Sapucaí. Além desses Hospitais, também foi firmado convênio com a Santa Casa de Machado e as tratativas com o Consócio Cislagos de Alfenas. “Tudo isso para agilizar essa espera de diversos exames e procedimentos”, conclui o Prefeito Zé Maria.