O CMDCA de Borda da Mata realizou, no dia 18 de junho, a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, reunindo autoridades, profissionais da rede de proteção, representantes de instituições, conselheiros, membros da comunidade e crianças e adolescentes em um importante espaço de diálogo e construção coletiva de propostas voltadas ao desenvolvimento de políticas públicas, à promoção e à garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
O encontro teve como objetivo promover reflexões sobre os desafios e avanços das políticas públicas destinadas à infância e à juventude, além de incentivar a participação da sociedade, principalmente das crianças e adolescentes do município na formulação de ações que contribuam para o fortalecimento da rede de proteção e do atendimento às demandas desse público.
Durante a conferência, os participantes tiveram uma palestra com uma psicóloga e uma assistente social, os alunos das redes municipal e estadual, do Colégio Nossa Senhora do Carmo e da APAE fizeram várias apresentações e discutiram temas relevantes relacionados à proteção integral, ao desenvolvimento social, ao trabalho na infância e na adolescência, à educação, à saúde e à participação cidadã de crianças e adolescentes, reforçando o compromisso do município com a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e acolhedora.
A realização do evento contou com o empenho do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Educação, dos setores de TI e de Comunicação da Prefeitura, da comissão organizadora, de educadores, de todas as escolas, de diversos profissionais e de crianças e adolescentes que contribuíram para o sucesso da conferência.
A Câmara Municipal de Borda da Mata foi parceira da iniciativa, disponibilizando o espaço para a realização das atividades. O evento também recebeu apoio da Polícia Militar, além da participação de autoridades municipais, conselheiros e representantes de diferentes segmentos da sociedade civil organizada.
Um dos pontos altos da programação foi a participação das instituições de ensino e entidades do município, que enriqueceram o encontro com apresentações culturais e manifestações que evidenciaram o protagonismo de crianças e adolescentes. Estiveram presentes representantes da Rede Municipal de Educação, Colégio Nossa Senhora do Carmo, APAE, Escola Estadual Lauro Afonso Megale, Escola Estadual Dom Otávio Chagas de Miranda, do distrito do Sertãozinho, e Escola Estadual Pio XII, do distrito do Cervo.
Além das discussões e apresentações, a conferência possibilitou a elaboração de propostas que serão encaminhadas para as próximas etapas de debate, contribuindo para o aprimoramento das políticas públicas voltadas à infância e adolescência.
A expressiva participação da comunidade demonstrou o interesse coletivo em fortalecer mecanismos de proteção e promoção dos direitos das novas gerações, reafirmando a importância da democracia participativa na construção de um futuro mais seguro, digno e promissor para crianças e adolescentes de Borda da Mata.


