Pesquisar

Borda da Mata realiza com sucesso o 3º Festival de Viola com presença inédita do IEPHA-MG

Entre os dias 4 e 6 de abril, a cidade de Borda da Mata foi palco do 3º Festival de Viola, evento que celebra a música de raiz, valoriza o patrimônio cultural e movimenta a economia local. A grande novidade foi a presença inédita do IEPHA-MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais), que montou um estande com materiais informativos e destacou a relevância do evento para a política de proteção ao patrimônio.

A presença do IEPHA-MG reforça a importância do festival como exemplo de boa prática na aplicação dos recursos do ICMS Patrimônio Cultural, programa de incentivo à preservação do patrimônio cultural do Estado. que incentiva os municípios a investirem na proteção, valorização e salvaguarda de seus bens culturais. Cidades que investem corretamente e promovem ações como o Festival de Viola, pontuam mais e recebem mais recursos no ano seguinte, promovendo um ciclo de fortalecimento da cultura local.

Na abertura, sexta-feira (4), além da palestra promovida por Adriano Maximiano (Diretor de Proteção e Memória), o IEPHA também certificou grupos de congado de cidades da região, fortalecendo a integração cultural entre os municípios.

Na abertura do festival, o público foi recebido com uma incrível apresentação de capoeira, valorizando essa importante expressão da cultura popular brasileira. Mais tarde, a programação musical tomou conta do palco com os shows da dupla Otávio & Eduardo, e, encerrando a noite, Edivan & Gisele encantaram o público com muito talento e carisma.

No sábado (5), o palco foi tomado pela competição entre 20 duplas violeiras, vindas de diversas regiões. Após uma noite de muita emoção e apresentações marcantes, 11 duplas foram classificadas para a final realizada no domingo (6), sendo a 11ª uma classificação extraordinária por empate técnico.

A programação de domingo (6) começou com a Orquestra de Violeiros das 7 Colinas, emocionando o público com uma apresentação impecável. Na sequência, as duplas finalistas se apresentaram, e enquanto o júri finalizava as notas, Edivan & Gisele retornaram ao palco com mais modas sertanejas. A grande dupla vencedora foi Otávio & Eduardo, de Sarzedo/MG, consagrando-se campeões desta edição.

Além dos shows, a praça central contou com praça de alimentação, exposição de artesanato e produtos locais, valorizando os empreendedores da cidade e proporcionando experiências completas aos visitantes.

O 3º Festival de Viola de Borda da Mata se consolida como um evento estratégico e afetivo para a cidade, unindo tradição, desenvolvimento e identidade.

Mais recentes

Rolar para cima