Santa Teresa D´Avila compôs uma oração que podia bem se chamar “a oração dos valentes guerreiros”: Nada te perturbe, nada te amedronte, tudo passa, a paciência tudo alcança. A quem tem Deus, nada falta! Só Deus basta!
Nada te perturbe, esta é a vontade de Deus. Santa Teresa não fez poesia nem romance. Era uma mulher que enfrentava problemas nos Carmelos. Foi uma valente guerreira que recebeu de Deus a incumbência de fazer a renovação dos Carmelos: ia de mosteiro em mosteiro, enfrentando grandes problemas.
Foi nessa situação que ela fez a oração: Nada te perturbe. Dizia isso, em primeiro lugar, para si mesma e depois para suas irmãs. A paciência tudo alcança. A paciência é ativa, é força e coragem. Por ela tudo se alcança. É a virtude do guerreiro que quer ser valente, que deseja fazer parte da tropa de elite do Senhor.
A quem tem Deus nada falta! Só Deus basta! Deus é suficiente para suprir tudo, nós é que somos “guerreiros de pouca fé”. Precisamos voltar a crer na plena suficiência de Deus. É preciso convencer-se: a primeira virtude do guerreiro é a paz do coração e não podemos perdê-la por nada.
Enfrentamos muitos problemas: desemprego, falta de dinheiro, dificuldade com os pais, com os filhos, consumo de drogas, bebidas, doenças… Mas nada disso pode nos tirar a paz. É na paz, na serenidade que vamos receber a força, a sabedoria de Deus para enfrentar os grandes problemas.
Assim como Deus quer a paz de nosso coração, o adversário quer destruí-la. Ele sabe que é nela que habita o Espírito Santo de Deus. Você precisa fazer de tudo para não perder a paz e, quando perdê-la, readiquiri-la imediatamente.
O guerreiro não pode perder a paz do coração, pois ela é sua principal arma de defesa e de ataque. No momento em que você perder a paz e os acontecimentos fizerem seu barco balançar, grite por socorro! Se você estiver se afogando, estenda a mão, grite, chame pelo Senhor. Ele virá em seu socorro e lhe devolverá a paz. Você é guerreiro de Deus!
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib