Pesquisar

Nenê Brandão: ícone da história política de Borda da Mata

A manhã de 18 de março de 2025 estava com um ar mais triste, não pela proximidade do outono que já vai acalmando o coração para o tempo de frio, mas pela perda de um grande amigo de toda Borda da Mata, um verdadeiro ícone de sua história política: Cândido Brandão Costa, nosso querido e inesquecível Nenê Brandão.

Partiu para a Glória Celeste com 101 anos, quase 102 que completaria em 15 de julho desse ano. Pouco mais de 1 século de vida, a qual viveu em intensa dedicação a sua família e a todos que conhecia, pois, seu coração era enorme e os limites de sua bondade ultrapassavam quaisquer barreiras, contagiando desde os pequeninos até os seus companheiros de antigas jornadas.

Nenê Brandão foi Vereador de 1967 até 1971 e Prefeito Municipal de 1971 até 1973, tendo como Vice-Prefeito o saudoso Rogério Nabor de Medeiros, pai do meu grande amigo Rogerinho. Sempre participou ativamente da política municipal e regional, amigo leal dos Ex-Deputados João Batista Rosa (Rosinha) e Dr. Milton Reis. Já quase centenário, fez parte da Convenção Partidária do Ex-Prefeito André Carvalho Marques, sendo essa sua última participação na esfera política.

Em 2024 foi agraciado, pelo Ex-Prefeito Afonso Raimundo de Souza, com a Medalha Comemorativa do Centenário de Emancipação Político-Administrativa de Borda da Mata, instituída pelo Decreto Municipal N.º 4.943/2024.

Seu velório foi no Plenário da Câmara Municipal e recebeu de justa homenagem as honras como ex-chefe do Executivo, com a Bandeira do Município hasteada a meio-mastro, passagem do féretro pela Hall da Prefeitura Municipal e discurso emocionado da Prefeita Municipal, Tatiana Pires Pereira Cobra, exaltando as qualidades políticas e pessoais do Sr. Nenê Brandão.

A Cerimônia oficial de despedida, na Prefeitura Municipal, contou com a participação dos Ex-Prefeitos Luiz Carlos Cobra, André Carvalho Marques e Francisco Martinho de Melo Júnior (Xikito). Também do Ex-Deputado e Ex-Prefeito de Pouso Alegre, João Batista Rosa (que fez um emocionante discurso), acompanhado de sua filha, Ex-Vereadora em Pouso Alegre, Virgília Rosa.

Meus sinceros sentimentos aos filhos Armando, Adilson, Antônio Carlos (Kakaya), aos familiares e amigos que carregam no coração uma saudade imensa e um legado inigualável desse grande amigo de Borda da Mata, nosso amado e inesquecível Nenê Brandão.

Léo Guimarães

Jornalista e Escritor

Mais recentes

Rolar para cima