Baseado no trabalho de Polícia Comunitária, os índices apresentam uma acentuada redução nos principais indicadores de criminalidade do município
A Polícia Militar de Minas Gerais, por meio do Pelotão PM do município de Borda da Mata, baseia-se na filosofia de Polícia Comunitária, que consiste na aproximação e no estabelecimento de uma relação de confiança entre polícia e comunidade. Na cidade, a Polícia Militar tem dado ênfase, ao longo dos últimos anos, à atuação preventiva, com o objetivo de proporcionar à sociedade bordamatense um ambiente tranquilo, seguro e agradável para se viver.
Por meio de uma série de ações, incluindo operações policiais preventivas, palestras e reuniões comunitárias, a corporação tem conseguido, ano após ano, apresentar uma acentuada redução nos principais indicadores de criminalidade do município, garantindo aos cidadãos locais uma maior sensação de segurança e tranquilidade.
Como resultado desses esforços, nos últimos dois anos (2023 e 2024), verificou-se no município uma considerável redução na incidência dos principais crimes contra o patrimônio, como furtos e roubos, que impactam significativamente a sensação de segurança e geram intranquilidade para os moradores.
Só nos primeiros 21 dias deste ano de 2025, a atuação eficiente da Polícia Militar já resultou na captura de sete foragidos da justiça no município, além da realização de diversas operações preventivas destinadas a preservar a ordem pública e coibir práticas ilícitas, inclusive nas zonas rurais.
Consciente de que ainda há muito a ser feito, a Corporação reafirma seu compromisso e responsabilidade com a cidade de Borda da Mata e seus cidadãos, garantindo que continuará envidando esforços para tornar o município um lugar cada vez mais seguro.