Pesquisar

Turismo: Rota de Aventura em Borda da Mata tem três percursos sinalizados

Trabalho conjunto da Prefeitura com o Conselho Municipal de Turismo de Borda da Mata envolveu representantes de associações, entidades, grupos e empresários para estruturar o desenvolvimento econômico e social em Borda da Mata, por meio do turismo. Entre as ações, a demarcação de rotas para atrair e orientar, tanto o visitante quanto o bordamatense para visitar Borda da Mata. Borda da Mata conta com cinco rotas: Rota Religiosa, Rota da Cidade, Rota Gastronômica, Rota da Moda e Rota de Aventura. Nessa última foram sinalizados três percursos para dar início à Rota de Aventura.

As trilhas, estradas e caminhos propícios para percorrer a pé, de bicicleta, de moto ou de carro off road organizadas em roteiros para permitir a contemplação da natureza em terras bordamatenses. Três trilhas foram sinalizadas: Pesqueiro/Cruzeiro (21km), Volta do Darney (25km) e Pedra do Retiro (25km).

Pedra do Retiro – Considerando a Praça Nossa Senhora do Carmo como ponto de partida, descer para a Avenida João Olivo Megale e seguir para o bairro Santa Cruz. A partir daí, o trecho é sinalizado. O turista vai passar pela Ponte de Zinco (seguir a esquerda, na estrada para o Bairro dos Marianos). Seguir a direita, na estrada para o Bairro da Grota Rica. Trevo do Bambuçu (Seguir a esquerda, na estrada para o Bairro da Grota Rica. Subir a esquerda, logo após o casarão (início do trecho off road). Pegar trilha à esquerda (somente a pé). Por fim, a Pedra do Retiro que fica na tríplice divisa dos municípios de Borda da Mata, Congonhal e Senador José Bento. Nível intermediário de dificuldade (ida e volta são cerca de 25 Km, com 500 metros de ganho de elevação e altitude máxima de 1.150 metros).

Volta do Darney –  Percurso já conhecido de muitos ciclistas, um convite para desbravar a beleza rural de Borda da Mata com uma pitada de história. Conhecido como Volta do Darney, o passeio tem aproximadamente 20 km e começa pelo bairro São Benedito, sentido bairro Santa Cruz, passa pela Ponte de Zinco, passa pelo Gaspar e depois no bairro Areião, onde está localizada a propriedade do Sr. Darney, que tornou referência neste caminho. A volta acontece pela antiga linha do trem até alcançar de novo o bairro Santa Cruz. Trecho sinalizado a partir do bairro Santa Cruz.

Pesqueiro/Cruzeiro – Aproximadamente 20km em uma volta cheia de aventura e contemplação. A partir das praças centrais, segue para a Avenida João Olivo Megale, sobe o morro da Apae/Asilo, em direção ao Pesqueiro São Mateus – início da estrada rural. Segue estrada do bairro Mascate até o Açude – referência Sítio Toca da Coruja. Segue para o bairro Palma, atravessa o asfalto em direção ao bairro Contendas. Entrada para o Santo Cruzeiro, um dos principais pontos naturais de Borda da Mata, com uma vista incrível. De lá, desce para as praças centrais. (Ainda sem as placas).

Mais recentes

Rolar para cima