Pesquisar

“Ao povo de Borda da Mata digo que o tempo da espera acabou. Os 13 anos de portas fechadas ficam para trás” diz a Prefeita de Borda da Mata, Tatiana Cobra durante a inauguração do Complexo Hospitalar Samuel Libânio no Município

A nova unidade do Complexo Hospitalar Samuel Libânio (CHSL) foi inaugurada no dia 27 de junho, em Borda da Mata. A cerimônia reuniu autoridades municipais, estaduais e federais, representantes da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), profissionais da saúde e moradores. A unidade passa a integrar a estrutura administrada pela FUVS, marcando a retomada das atividades hospitalares no município após 13 anos.

Participaram da solenidade o deputado federal Rafael Simões, responsável pela articulação da parceria entre a FUVS e a Prefeitura de Borda da Mata e pela destinação de recursos para a reforma e ampliação da unidade; os deputados estaduais Dr. Paulo e Rodrigo Lopes; a prefeita Tatiana Cobra; o presidente da FUVS, Júlio César Tavares; o vogal da Fundação, Ângelo Junqueira Guersoni; o diretor técnico do CHSL, Dr. Saulo Gonçalves Lamas; a diretora administrativa do CHSL, Jusselma de Paiva Reis; o superintendente da Unidade Borda da Mata, Ederson Delveque; e a superintendente de Enfermagem do CHSL, Viviane Aparecida de Souza Silveira.

Também estiveram presentes o vice-prefeito Jorge Luiz Mello, o presidente da Câmara Municipal, Luiz Carlos da Silva, o reitor da Univás, José Dias da Silva Neto, além de vereadores, lideranças regionais e representantes da comunidade.

Durante seu pronunciamento, o deputado federal Rafael Simões destacou o significado da entrega da unidade para a população de Borda da Mata e municípios vizinhos.

“Este momento marca o começo de uma nova jornada, de novos tempos para o povo de Borda da Mata e das cidades vizinhas. Significa que a nossa região caminha segura em rumos promissores e que certamente renderá grandes frutos para toda a comunidade. Eu fico muito satisfeito e feliz com as homenagens que recebo, mas quero dizer que essa realização é de cada um de vocês que acreditaram, principalmente o povo de Borda da Mata. O povo do Sul de Minas acreditou e está aí o resultado: esse hospital estruturado que vai atender pacientes desta cidade e de toda a região. Tudo isso é um ganho que fica para a história dessa cidade. E nós queremos e vamos fazer muito mais. Vamos juntos.”

Durante a cerimônia, Rafael Simões recebeu a Medalha do Centenário de Borda da Mata, homenagem concedida a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do município.

O diretor técnico do Complexo Hospitalar Samuel Libânio, Dr. Saulo Gonçalves Lamas, ressaltou o trabalho das equipes responsáveis pelo funcionamento da instituição.

“Aprendi nos últimos anos que um hospital não é construído por diretores, mas pelas equipes. Nenhum resultado que conquistamos pertence a uma única pessoa. Cada vida impactada é resultado do trabalho coletivo de centenas de profissionais que vestem a camisa desta instituição todos os dias. Que possamos continuar honrando a confiança que as pessoas depositam em nós. No final de tudo, o que realmente importa não são os prédios que construímos, mas as vidas que cuidamos dentro deles.”

Após os pronunciamentos, foi realizado o descerramento da placa inaugural pelas autoridades presentes.

A prefeita Tatiana Cobra destacou a parceria entre o município e a Fundação.

“Agradeço ao deputado Rafael Simões, que acreditou em mim. Agradeço por compartilhar e lutar por esse sonho comigo, sonho que hoje se torna realidade. Ao povo de Borda da Mata digo que o tempo da espera acabou. Os 13 anos de portas fechadas ficam para trás. O presente e o futuro começam agora. O hospital de Borda da Mata está de volta, fortalecido pela filantropia, gerido pela excelência da FUVS e pronto para cuidar de cada um de nós. Que Deus abençoe esta nova jornada, a FUVS e o povo de Borda da Mata.”

O superintendente da Unidade Borda da Mata, Ederson Delveque, também falou durante a cerimônia e destacou o início das atividades da unidade.

“Graças à força de vontade e às lutas diárias do deputado federal Rafael Simões, podemos dizer: Borda da Mata e região, hoje temos uma nova unidade hospitalar. Que esta casa seja reconhecida não apenas pela qualidade dos seus serviços, mas pelo cuidado com vidas.”

A solenidade contou ainda com uma apresentação musical do Coral do Colégio Anglo Pouso Alegre. Ao final da cerimônia, autoridades e convidados visitaram as instalações da nova unidade hospitalar. Colaboração e fotos: Complexo Hospital Samuel Libânio.

Mais recentes

Rolar para cima